08 junho, 2011

Escola onde fiz o Ciclo Preparatório

Três décadas nos separam do surgir da primeira escola pública do Ensino Preparatório, na zona urbana do concelho da Maia.


Era o ano de 1970, e na Praça do Município, num antigo palacete adquirido e adaptado pela Câmara Municipal, começa a funcionar a Escola Preparatória Gonçalo Mendes da Maia.





Alunos, vindos das mais longínquas freguesias do concelho, professores e funcionários começavam a escrever a história da nossa Escola. Foi uma década em que todos ajudaram a mostrar que, se o edifício e outros recursos materiais são elementos importantes da Escola, eles não são determinantes. E, se algumas aulas aconteciam num sótão e o bufete funcionava numa cave, tal situação não levou a que professores e funcionários, que acompanham a Escola desde essa época a recordem como um momento menos bom das suas carreiras.


Aproximamo-nos dos anos oitenta. No ano lectivo de 1978/1979 passou a funcionar em novas instalações construídas na freguesia de Vermoim. A nova escola localiza-se numa zona escolar e residencial junto da Escola Secundária da Maia e do Complexo Desportivo ( Estádio Municipal da Maia, o Pavilhão Gimnodesportivo, o Complexo de Ténis e o Complexo Municipal de Ginástica).






Nesta data, a escola passou a designar-se Escola Preparatória da Maia e ainda recebia alunos do primeiro ciclo de várias freguesias do concelho da Maia, tais como Moreira, Nogueira, Milheirós, S. Pedro de Fins e Folgosa.


No ano lectivo de 1983/1984, começou a funcionar o 7º ano.
No ano lectivo de 1989/1990, começou a funcionar o 8º ano.
No ano lectivo de 1995/1996, já com a designação de Escola E. B. 2,3 da Maia, começou a funcionar o 9º ano.


Actualmente, com o alargamento do parque escolar do concelho da Maia, a sua área de influência circunscreve-se a alunos vindos das escolas do 1º ciclo das freguesias de Vermoim e Maia.